esmeraldas navas joalheiros

Dentro do mundo da joalharia e da gemologia a esmeralda ocupa um lugar priveligiado.

Esta pedra preciosa pertence à família dos berilos, e o seu nome vem do termo “pedra verde”, em persa. É uma gema muito valorizada, e desde a antiguidade já se usava bastante junto à malaquite, como ornamento de joias, armas e esculturas. Encontra-se em alguns países mas as mais valorizadas são as do Brasil e da Colômbia.

Gemológicamente, e como já dissemos, é uma variante dos berilos. Um mineral ciclo silicato onde o crómio e vanádio lhe conferem esta característica cor verde-erva.

A esmeralda é uma pedra que consegue adaptar-se aos diferentes designs e formatos propostos pelos designers de joias. A forma de lapidação mais usual é a retangular com cantos arredondados, também denominada talha esmeralda, por ser mais habitual nesta gema. No entanto, também a podemos encontrar em talha oval facetada, marquise ou navette, talha redonda ou quadrada, entre outras.

As esmeraldas garantem-nos sempre joias de qualidade, às quais a equipa criativa da Navas aplica o seu melhor engenho para que as peças sejam ainda mais belas, originais e únicas. E claro, sempre ao melhor preço.

No que toca a cuidados, devemos ter em conta que estas pedras são mais frágeis. Ocupam o sétimo lugar na escala de Mohs, que determina o grau de dureza das gemas, situando-se bem abaixo dos diamantes e dos corindos. Além disso, a esmeralda é porosa e pode ser afetada por produtos químicos que entrem em contacto com a sua superfície. Assim, a Navas Joalheiros deixa-lhe aqui alguns conselhos práticos para que mantenha as suas esmeraldas sempre perfeitas e brilhantes:

  • Convém mantê-las bem acomodadas e afastadas de outras peças;
  • Evitar o contacto com produtos abrasivos, ácidos, mercúrio ou outros produtos de limpeza mais radicais;
  • Convém manter as joias de esmeraldas em bolsas plásticas que não transpirem, ou então, fechá-las hermeticamente;
  • As joias de esmeraldas requerem um tratamento de manutenção para que estejam sempre em pleno esplendor. Este tratamento consiste em passar um pouco de óleo de cedro, à venda em ervanárias, aplicando-o com um cotonete. Põe-se a joia sob uma luz intensa à distância de, aproximadamente, 20 cm. Passados 10 minutos, retira-se os restos de óleo com um novo cotonete ou com um pano. Desta forma, a esmeralda estará sempre hidratada, potenciando a sua cor e mostrando a sua beleza.

 

E depois de tudo isto, que tal se vos mostrarmos três modelos de anéis de esmeraldas e diamantes? Apenas vos dizemos uma coisa: não saberão qual deles escolher…

O primeiro é CALI, um anel de ouro de Primeira Lei protagonizado por uma espetacular esmeralda colombiana, acompanhada de diamantes cravados por toda a peça. Uma joia muito especial, por um valor surpreendente.

O segundo, CAUCA, é outro esboço incrível. Um anel com uma esmeralda e diamantes, feito em ouro de Primeira Lei, de estilo elegante e simples. É o presente perfeito para celebrar qualquer ocasião especial. Destacamos a esmeralda central em talha retangular, denominada talha esmeralda, já que é a forma mais comum neste tipo de gema. Está engastada em quatro subtis garras de ouro, que evidenciam a sua cor e brilho. Para potenciar a beleza natural desta pedra, foram colocadas três diamantes em cada um dos seus lados, cujo brilho combina na perfeição com a gema. Uma peça de alta joalharia, de grande qualidade e design exclusivo, por um valor excecional.

Por fim, temos um modelo clássico e intemporal, de seu nome ORLA ESMERALDA. É o anel de noivado perfeito para mulheres elegantes que adorem esmeraldas. O seu design tradicional baseia-se numa armação de ouro de 18 quilates e num rebordo de diamantes que rodeia uma esmeralda. O eixo central da peça é esta pedra natural de origem colombiana, em lapidação oval facetada. Caracteriza-se pela sua intensa cor verde-erva, pela cristalização e por ser considerada uma das melhores gemas do mundo.